Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cor, raça, sexo! Qual é a sua origem?

Preconceito; conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou razoável; superstição; prejuízo.
Quem nunca sentiu na pele? Quem nunca o fez? É ridículo mas por vezes fazemos juízo de determinada pessoa, da maneira como ela veste-se, da maneira como ela come, e etc.. É impossível eu como Imigrante não falar do preconceito que camuflado existe pelo facto de ser Brasileiro. Confesso que em determinada altura tenho orgulho de pertencer a minha pátria, mas a maior parte das vezes tenho preconceito com os meus compatriotas é ridículo, sim eu sei, mas acho que quando nascemos no Brasil, colocam-nos um chip em que é muito difícil confiar em alguém, e aqui então nem se fala.
Descobri que posso confiar na palavra de uma pessoa mas não consigo confiar na palavra de um conterrâneo, credo é horrível! Parece que julgo uma nação por meia dúzia de pessoas, há tempos quero escrever sobre isso mas é complicado, o texto torna-se muito pessoal... é triste porque falo sobre coisas que no dia a dia eu abomino, mas pratico sem me dar conta.
Não critico a religião mas não gosto de fanatismo! (preconceito)
Não me importa a cor, mas digo preto! (preconceito)
Não suporto a xenofobia, mas não gosto dos Franceses, Alemães e Norte Americanos! (preconceito)
Conclusão critico mas faço tudo e sem me dar conta, e sinto na pele o que é isso há anos Hitler tentou criar uma raça superior o maluco queria a Europa fosse controlado por Alemães, começou por invadir os países de língua germânica, Áustria, Polónia, Checoslováquia, etc.. Ele era dominado pelo ódio e mandou exterminar milhares de pessoas, judeus, ciganos, e homossexuais. Este ultimo eu sei bem o que é, ouço muito, não tenho nada contra mas deus que me livre que meu filho ( a ) fosse assim.
Não os critico não somos obrigados aceitar ninguém, mas é preciso que haja respeito... educação... vivemos em um mundo livre, onde todas as pessoas podem circular sem ter problemas, miscigenação, religião, cultura, onde a vida dos outros não nos diz respeito.... Talvez seja mais cómodo tentar cuidar da vida dos outros ou criticar.

6 comentários:

Liliam Silva disse...

Nossa, impressionante. Vc conseguiu se despir. Colocou algo para fora muito delicado, e que poucos tem a coragem de ser sincero.
Em algum momento da vida já fomos preconceituosos. Até eu que sou negra, e quando pequena reparava nas meninas que não tinham os cabelos de encaracolado sedoso e dizia à minha mãe: Olha aquela pretinha mãe. Olha o cabelo dela!
E na pele já sofri mts x na infância e adolescência. E que mts pessoas para me incluir num clã, afirmavam que eu não era negra, ou mulata, e sim "moreninha". A minha sogra já me disse que eu sou engraçada, pois tenho lábios grossos mas nariz fino, e os meus cabelos não são crespos. O próprio questionário do Censo no Brasil tem a nomeação: pardo. Papel pardo!
Para mim os turcos são trafúlias, as chinesas são más, detesto os imigrantes portugueses que vivem em França e passam as férias em Portugal para exibir o carrão, o ouro, as roupas de marcas e lá moram num puxadinho e comem sopa.
Enfim, somos maléficos!
Pk vc não gosta dos alemães? E dos norte-americanos? Por causa da guerra? A gente generaliza mesmo, não é?!

Liliam Silva disse...

E as x não tem nada a ver mesmo. Julgamos a carcaça, e esquecemos de conhecer quem é aquela pessoa.

Jeff_Santos disse...

É verdade esqueci-me dos françugueses os Franceses de Trás-os-Montes, fico irritado na altura do verão ver aqueles parolos, vestem-se de uma maneira ridícula pensam que estão na moda e depois querem falar Francês com a gente. Não gosto dos alemães porque acho que eles são o povo mais racista do mundo, e os Americanos tem em a puta da mania acham que são o centro do mundo e que tudo gira ao redor deles. Estou a virar um semi-culto ou melhor se eu fosse culto séria um poço de sabedoria, como ainda não cheguei lá considero-me uma poça de sabedoria.
Então vou contar factos da 2ª grande guerra coisas que descobri que antes não sabia, vamos partir do principio; Hitler pertencia ao (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, NSDAP), também conhecido por Nazi, deu o golpe na antiga Alemanha ele e os seus generais tomaram pose daquele pais, e com mão de ferro governou de 1939 a 1945. O cara tinha uma mente diabólica e queria se vingar do fracasso da 1ª grande guerra (Tratado de Versalhes (1919). Então começou a sua jornada invadiu os países de língua Alemã, e obrigou estas pessoas a trabalharem até a morte, em fabricas de armamento, em campos de concentração e na frente de batalhas.
1º Facto que eu desconhecia nesta altura a URSS (hoje Rússia) era governada pelo também comunista Stalin, estes assinaram um acordo de não guerra em troca de ajuda, portanto os alemães invadiram uma parte da Polónia e a outra parte foi invadida pela Rússia. A Rússia fornecia armas e minério para a Alemanha. Isso durou alguns anos até que o Führer decidiu invadir a Rússia, os Russos lutaram sozinhos até receberem ajuda dos aliados.
2º Facto que eu desconhecia a França foi esmagada pela Alemanha, e os seus soldados foram obrigados a lutar a favor dos Alemães, anos depois foram libertados e lutaram ao lado dos aliados.
3º Facto, sempre gostei dos Japoneses povo simpático e educado coitados os Americanos mandaram duas cidades para o ar com a bomba atómica. O Império do Japão foi uma entidade política japonesa que existiu do período da restauração Meiji em 1868 até sua derrota na Segunda Guerra Mundial em 1945, eles eram completamente malucos e fanáticos, os Kamikazes pilotos da força aérea que despenhavam os aviões contra os navios, e quem era capturado matava-se, bom o que eu quero dizer é que a historia de Pearl Harbor, não é um filme, passou-se na altura da segunda guerra os Japoneses atacaram esta ilha situada no Havai e isso fez com que os Americanos entrassem na guerra e ai criaram os aliados.
Até então a guerra era combatida apenas pelos Ingleses que estavam sozinhos e pelos Russos que também estavam só. Já do lado Nazi, estavam Italianos, Japoneses, Romenos, Holandeses, fanáticos espanhóis, etc.. As bombas que caíram no Japão eram destinadas aos alemães, antes a Alemanha foi bombardeada e as suas principais cidades ficaram destruídas. Já do lado do Japão era muito difícil e por isso decidiram, bombardear as duas cidades com a famosa bomba atómica. Foi então que os Japoneses renderam-se e a guerra chegou ao fim, bom a 2ª guerra porque logo depois começou a guerra fria com a Rússia.
Moral da historia quem se fode é o povo! Por causa de malucos nacionalistas, racistas, xenófobos, que só querem mais mais e mais.
E foi nesta altura que a ONU foi criada, foi criada pelo governo da Inglaterra Winston Churchill, pelo governo da Rússia Stalin e pelo governo Americano Franklin D. Roosevelt. Este ultimo não chegou a ver o fim da guerra morreu pouco antes, detalhe ele teve um enfarto e fumava feito uma chaminé.

regina disse...

Somos todos preconceituosos, é inevitável. Mas isso acontece poeque generalizamos sempre. Não conseguimos dar uma oportunidade pelo fato dela ser, dessa ou daquela raça, cor, origem... Enfim!! Os brasileiros tb são racistas, mas é ridículo, num país onde há tanta mistura. Temos preconceitos sobre classes sociais, culturais... Não há como evitar, somente olhando unicamente para um individuo e convivendo com ele é que podemos mudar de idéia.
Outro dia assisti o filme "o menino do pijama listrado" e me surpreendi com as maldades realizadas num campo de concentração, no fim ficamos "putos" com os alemães, e a partir daí genereralizamos... Mas como em todo o mundo, existem pessoas ótimas, boas e que nada tiveram a ver com aquela maluquice. Tenho um parente mt próximo que é gay, e sempre conversamos sobre preconceitos. Quem disse que temos que ser hetero, homo??? Cada um deve encontrar a felicidade onde busca, não se importando com os outros. Só não admiro pessoas que se sentem donas da verdade. Não há verdades!!! Somos livres!!! E quem não se adaptar com as diferenças que se isole da humanidade. Eu não queria ter "pré- conceitos" mas tb erro. E fico feliz quando percebo que errei, que tive um conceito errado daquela pessoa.

Liliam Silva disse...

O poder é foda! O Jé recapitulou toda a história das Grandes Guerras! Quais livros andaste a ler? Pois é, nem todos os alemães são nazis, nem todos os russos são comunas, nem todos os ucranianos são bêbados, nem todos os iranianos são extremistas...

Liliam Silva disse...

O poder é foda! O Jé recapitulou toda a história das Grandes Guerras! Quais livros andaste a ler? Pois é, nem todos os alemães são nazis, nem todos os russos são comunas, nem todos os ucranianos são bêbados, nem todos os iranianos são extremistas...