Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

3meia5 - 365 dias, 365 autores diferentes


Um autor, uma história, um dia e um ano inteiro recheado de experiências. Paixão pela escrita e vontade de compartilhar. O projeto “3meia5 - 365 dias, 365 autores diferentes”, criado pelo blogueiro Ivan Niero, tem como proposta reunir em um único espaço o ponto de vista de uma pessoa e o que se passa com ela em uma determinada data. Assim, cada autor ficará responsável por um dia do ano. No final, o blog contará com 365 autores e histórias diferentes.
Ivan conta que a ideia de criar o 3meia5 surgiu quando ele navegava pela internet e se deparou com o projeto americano The3six5. “Encontrei esse blog por acaso no Twitter oficial do Posterous. Assim que entrei lá achei a proposta interessantíssima, e que tinha tudo para dar certo aqui no Brasil. As pessoas gostam de falar de si, e, no final de um ano, o blog formaria um quadro bonito”.

Assim que Ivan decidiu trazer o blog para os moldes tupiniquins, começou a divulgar pelo Twitter e convidar amigos próximos para participar. O retorno foi imediato e logo na primeira semana havia participantes para quase o ano todo. “Confesso que achei que se preenchesse o mês de fevereiro até o meio do mês de janeiro, já estaria ótimo. Não esperava mesmo tanta gente querendo participar. Acho que vou ter que criar mais dias nesse ano para caber todo mundo!”, brinca.  
Ele conta que até o momento ninguém comentou que “a ideia era furada ou coisa assim”. “Muitos falaram que eu teria um bom trabalho pela frente, mas acabaram me desejando coragem para continuar porque o projeto é bastante bacana. Praticamente o primeiro mês inteiro é de postagens só de amigos mais próximos. Isso vai ser bom para solidificar o projeto e dar a cara que eu busco”.
O ano só está começando e encarar a aventura de gerenciar tantas pessoas durante 365 dias seguidos, e ainda conciliar seu trabalho o deixa com alguns receios. Para ele, o ponto negativo é não conhecer o estilo da maioria dos autores. Além disso, acredita que muitos podem se esquecer de escrever no dia certo, e, por conta disso, já elaborou um banco de reservas que tem a participação especial de alguns amigos.
Mesmo diante de muito trabalho, Ivan está otimista, pois acredita que “tem tudo para ser um projeto bonito e que vá marcar algumas pessoas que estão lendo ou escrevendo”.
Como idealizador, ele inaugurou o blog e escreveu o post do primeiro dia do ano. “Confesso que fiquei pensando no texto o tempo todo. Qualquer foto que eu tirava naquele dia via como uma imagem potencial para ilustrar o texto. Mas, no final, deixei a cabeça produzir sem pensar muito no que estava escrevendo e quando vi, já tinha publicado”.

Ivan é formado em Ciências da Computação e sempre gostou de escrever. Para aliar as duas paixões, cursou uma pós-graduação em Jornalismo Literário. Para muitos, é curioso imaginar como um cientista da computação tem amor pela escrita e ainda organiza um projeto literário, mas para ele é algo bem natural.

“Sempre gostei de escrever e também sempre gostei de computação. Acho que independente da profissão que eu tenha escolhido, essas duas coisas sempre vão caminhar juntas. O que cabe a mim, é tentar administrá-las e acho que estou conseguindo até agora”.

Para conhecer o projeto acesse: http://www.3meia5.com/

3 comentários:

Malu disse...

Legal saber um pouco mais sobre o responsável por uma iniciativa tão interessante.
Gostei do texto, mais jornalístico, diferente dos outros aqui do blog.
Essa diversidade é ótima, gostei.
bjs.

Cecilia Nery disse...

Érika, que legal, você fez uma matéria com o Ivan, ficou muito boa e informativa. Beijos.

Érika Freire disse...

Aiii, que bom que gostou! É que esse projeto é tão bacana que merece ser muitooo bem divulgado, né? Pena que apenas cinco pessoas vão ler por aqui rsrsrsr
Ahh, se quiser repassar o texto, fique à vontade, afinal, você também faz parte do projeto.
bjksss