Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Minhas Tardes com Margueritte

Curioso observar que o descuido de alguns não compromete a integridade de outros. A maneira que o outro me trata pode me machucar no momento, mas não me afetará os sentidos, nem o modo como realmente sou.

Isso foi o que ficou mais marcado para mim em “Minhas Tardes com Margueritte”, filme do diretor francês Jean Becker. No elenco, Gérard Depardieu é Germain, o aparente grosseirão e insensível que durante a infância sofria com o descaso da mãe, colegas e professores.

Seu caminho cruza com o de Margueritte (Gisèle Casadesus), uma senhorinha que é a coisa mais fofa do mundo, inteligente, culta e apaixonada pelos livros. A discrepância entre as duas vidas é a chave do filme, que apresenta uma linda história de amizade e amor ao próximo, do respeito às diferenças e do saber conviver.

Fazia tempo que não chorava em filmes... hehe Mas não me contive em “Minhas Tardes com Margueritte”. Foi aquele choro alegre que te impulsiona dando aquela vontade de sair correndo pra viver.


4 comentários:

Cecilia Nery disse...

Estava ensaiando para assistir este filme e ele saiu de cartaz. Agora é procurar em DVD. Acho que vou me emocionar como você, só de ler o que escreveu fiquei tocada. Muito bonito.

Ah, como faço para adquirir o livro "Vidas"? Ainda está à venda no site?

Beijos.

Érika Freire disse...

Oi, Cecilia
Você não é a primeira que me pergunta sobre isso. Acho que vou colocar o link em um post, né? Bom, o livro pode ser comprado pelo site da editora: http://www.digitexto.com.br/vidas.html

bjokss e obrigada!

Cecilia Nery disse...

Legal. Vou acessar e comprar. Bjs.

Jeff Santos disse...

Nas nossas conversas sempre dei a minha opinião em relação a livros e etc... E hoje estou aqui justamente por este motivo, uma das minhas cadeiras na Universidade é Língua Portuguesa e foi-me apresentado um autor angolano; José Eduardo Agualusa, foi amor a primeira linha. Já comprei dois livros e não vejo a hora do próximo. Pena os livros serem tão caro... Conheces este autor? Tem algum site que possas recomendar para a compra de livros?