Páginas

domingo, 16 de março de 2014

Doutor Dukan não tem vez em Roma

A dieta Dukan ficou mundialmente conhecida depois que a princesa Kate resolveu fazer o regime para ficar ainda mais fininha e aparecer com todo charme e elegância no dia do seu casamento. Quem inventou a Dukan, que basicamente se resume a comer proteínas e abolir os carboidratos foi o médico francês Pierry Dukan. Na França a dieta é um sucesso e não é à toa que em Paris eu encontrei produtos Dukan  em diversos  supermercados. 

No Brasil, já tem uma loja online e muitos grupos no facebook para quem faz a dieta e quer trocar experiências. A Dukan é ótima, eu já fiz e emagreci 6 quilos. A verdade é que eu ainda estava fazendo a dieta antes de viajar, pois queria emagrecer mais um pouquinho. 

E é claro que eu tive que parar durante a viagem porque que graça teria chegar em Barcelona e não comer Tapas? Chegar em Paris e não tomar café? Chegar em Londres e não comer Fish and fries? E chegar finalmente em Roma e não comer pizza e macarrão? O problema é que em Roma só tem pizza e macarrão. Na padaria tem pizza, na farmácia tem pizza, na barraquinha da rua tem pizza. Os complementos são todos à base de carboidratos. Frango e batata, peixe com batata e até macarrão com batata.

É muito carboidrato para uma cidade só. Pães, tudo é pão e as vitrines são muito exageradas. Não são bonitas como em Paris, onde cada prato é muito bem enfeitado e eles parecem até combinar as cores e composições. Em Roma você vê uma vitrine com um bolo todo enfeitado, ao lado de uma balança, e depois uma garrafa de cachaça. Caixinhas e vidros e pães, e pizzas e pasta. Não importa a ordem dos fatores, a exigência parece ser muita, mas muita comida, fartura mesmo.

-Moço, hoje eu queria tanto uma proteína...
-Prego, prego... Temos a La Carbonara, pizza Marguerita... prego.
-Pão francês com manteiga, e só isso, dá pra ser?
-Prego, pão com queijo e presunto e maionese e um pedaço de melancia no meio.

Comer em Roma é uma hipérbole. O café com leite em uma pasticceria perto do hostel era servido em um copo de dois litros. Pão com manteiga, nunca! Tem que ter um queijo. Desconfio que eles nem saibam o que é um simples pão na chapa com manteiga, hum!!!

Enfim, carboidrato é rei em Roma e, caro senhor Dukan, tu não tem vez na Itália, maledeto!     












3 comentários:

Kamila Vieira Ramos disse...

Em qual supermercado vc achou produtos dukan aqui em paris?

Kamila Vieira Ramos disse...

Em qual supermercado vc achou produtos dukan aqui em paris?

Érika Freire disse...

Oi, Kamila! Foi no mercado Monoprix.
abs.